Tarefas domésticas: você está pronto para elas?



Comida na mesa, roupa passada, casa limpa, dispensa cheia.. ahhh, como é fácil... morar na casa da mãe! Pois é meu jovem casal, sejam muito bem-vindos a vida ADULTA, onde todos esses pequenos luxos chegaram ao fim.

Depois que a gente casa, de forma instantânea descobrimos que a roupa suja não sai do cesto de roupas e vai para a máquina, da máquina para o varal, do varal para o cesto de roupas para passar, do cesto de roupa para passar para o ferro, e do ferro para o guarda-roupa, se a gente literalmente não se levantar do sofá e fazer esse pequeno trajeto com ela.

Essa trajetória funciona exatamente igual para a comida pronta, que não aparece "DO NADA" para você saboreá-la, a não ser que você compre pelo ifood, e mesmo assim para ela chegar até você minimamente alguém tem que fazer o pedido pelo aplicativo; como também com a dispensa, que somente ficará cheia se vocês forem "passear" pelo mercado no sábado à noite. 

Como era mais fácil antes, neh? Mas mesmo assim como a gente reclamava do "de novo macarrão? poxa mãe, não tem outra coisa além de frango grelhado?" ou como por exemplo "cade aquela minha calça jeans que não está no meu armário?" e também aquela velha frase "não tem nada para comer nessa casa, virou casa fantasma?" 

E agora? Para quem você vai reclamar? Para o seu marido/esposa? Vai fazer birra que nem criança mimada? Pois é caros leitores, mais uma vez sejam muito bem vindos ao depois do felizes para sempre. 

Se você, assim como eu, não nasceu em "berço de ouro", vai ter que fazer essas pequenas "chatices" no dia a dia. Mas vamos lá, tudo isso é chato mesmo? Bom, depende de como ficou estabelecido a divisão das tarefas domésticas entre vocês. Em casa funciona assim: compra de mercado a gente faz junto, sábado a noite, sexta de madrugada, depende do nosso pique, mas o fato é que essa atividade é DO CASAL. Quem cozinha não lava a louça, essa é uma regra básica. No caso, eu cozinho, e simplesmente olho para a pilha de louça que vai se acumulando sem nenhum tipo de remorso, e ela lá e eu cá. E por fim, quem passa a roupa, não limpa a casa, afinal de contas você já cronometrou quanto tempo demora para passar uma camisa social? 

E isso é justo? Bom depende do que você entende por justiça. No nosso caso, nós dois trabalhamos, nós dois comemos, nós dois sujamos, e portanto nós dois limpamos. Bem, pelo menos foi assim que aconteceu no começo até que o anjo da guarda Val entrou na nossa vida. A Val é o tipo da fada madrinha que o nosso orçamento familiar consegue pagar de 15 em 15 dias e que nos ajuda a arrumar a casa e passar a roupa. Se você ainda não tem a sua Val indico que pense com carinho na possibilidade. Agora se você não a tem por questões financeiras tudo bem, um dia tenho certeza que você conseguirá. Nós demoramos alguns bons meses para tê-la, e caso as coisas apertem infelizmente teremos que deixa-la partir. 

Mas o fato é que com Val, ou sem a Val esses afazeres domésticos devem ser feitos diariamente, e para que o casamento dê certo é imprescindível que exista a divisão das tarefas. O marido não está para "ajudar" a esposa com os afazeres, ele está para literalmente fazer as tarefas domésticas, é assim que o casamento torna-se próspero. Nesse caso a divisão das tarefas domésticas se transforma na multiplicação do tempo, na subtração do cansaço e na soma para a consolidação do amor. 

Sabe aquele velho clichê "juntos somos mais fortes". Então, ele não é clichê, é exatamente assim que tem que ser. Não importa quem vai limpar o banheiro, ou quem vai limpar o cocô do gato, o importante é que isso seja feito porque assim ficou estabelecido entre vocês. Se vocês não fizeram essa divisão, e alguma das partes está sobrecarregada em detrimento da outra que está sentada no sofá, então algo pode estar errado, e como consequência problemas futuros podem aparecer. 

Que tal sentar hoje com o seu parceiro(a) e rediscutir a divisão de tarefas? Pare de empurrar com a barriga, para só lá na frente dar o grito de "basta", pois você ainda pode escutar: mas você nunca falou nada, como eu poderia saber que estava incomodando você?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blá Blá Blá x Caixinha do Nada

Começando a vida a dois